Somos protagonistas de um novo tempo!

16/11/2011 00:36

Por Bianca Centeno
Ministério Jovem - Região Episcopal Belém

 

Estamos num tempo em que a desilusão e a indiferença vêm fazendo parte do nosso dia a dia e acabamos adaptando nossos atos e pensamentos para aquilo que vemos e ouvimos.

Nesse sentido, é costume dizer que o jovem é o futuro da Igreja e de fato essa afirmação está correta, mas ouso acrescentar que o jovem já vem desempenhando um papel de protagonista em meio a tantas realidades, sejam elas sociais ou espirituais.

A palavra protagonista vem do grego “protagonistés” que quer dizer: o principal lutador, ou seja, a personagem principal de algo e é esse papel que o jovem vem desempenhando na Igreja.

Juventude com a Cruz e o Ícone da Virgem Maria

Vale a pena lembrar que no ano de 2007, Deus deu uma palavra profética às lideranças da Renovação Carismática Católica do Brasil dizendo que os jovens segurariam a Cruz de Cristo e o ícone de Maria Santíssima, dando uma unção nova para adentrarem os próximos 40 anos da RCC, levando o Batismo do Espírito Santo a todos os rincões desse país e estabelecendo sua soberania sobre a juventude o seu poder e a sua graça, para que possam os jovens busquem outros jovens.

O Jovem sempre teve um papel de protagonismo em meio a realidades sociais e espirituais, um exemplo disso foi São Francisco de Assis, que desde sua juventude após ter encontrado com o próprio Amor passou a viver uma vida de renúncias, de amor, de combate e transformação. Deus deu a ele uma missão de reconstruir a sua igreja, e não o templo, mas as pessoas que compõem o Corpo Místico de Cristo, então ele travou uma batalha espiritual e social e em nome de nosso Senhor Jesus Cristo obteve a vitória. E assim como São Francisco e tantos outros Santos, a Juventude Carismática tem o papel de implantar a civilização do amor e levar o Batismo no Espírito por onde passar. Já foi o tempo de permanecermos inertes e concordarmos com o pecado que cada dia mais toma uma estrutura social ganhando força política que hoje é tão deturpada pela forma com que vem sendo levada.

Já foi o tempo de nos preocuparmos com coisas pequenas, onde acabamos nos deixando manipular por pessoas e não tomamos nosso papel de Cristão, de autênticos Católicos.

Nosso saudoso Beato João Paulo II chama toda a juventude de Sentinelas da Manhã e o Sentinela é aquele que esta sempre vigiando, que percebe quando o perigo esta rondando.

Convido a você juventude Sentinela da Manhã a se levantar e anunciar de coração convicto que Cristo venceu a morte, nos deu a remissão dos pecados, ressuscitou ao terceiro dia e que está VIVO em nosso meio.

O catecismo da Igreja Católica vai dizer que com o batismo morremos para o pecado e renascemos em Cristo, Nele ressuscitamos e somos novas Criaturas.

Para o Sentinela tomar posse desse legado e se colocar em posição de protagonista VENCEDOR é preciso estar em oração.

Então, te convido a orar comigo e pedir que o Espírito Santo nesse momento repouse sobre nós, nossas famílias, sobre nossas casas e todos os ambientes dela, que esse mesmo Espírito nos dê força e coragem no anuncio da boa nova e que com humildade e autoridade em Cristo possamos levar o Batismo no Espírito Santo a tantos jovens que estão presos espiritualmente, dormindo ou perdidos nesse mundo que tem tentado nos puxar cada dia mais para a morte.

Louvo a Deus nesse momento pela sua vida! Que o Espírito de Deus repouse sobre você e te faça sentir-se abraçado e amado por Deus.

Amém, Aleluia!