Ministério Jovem da RCC participa do Retiro Espiritual do Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo

14/03/2012 12:40

 

O Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Paulo marcou presença, no retiro espiritual anual do Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, no ultimo dia 10 de março,  realizado no Instituto Pio XI no bairro da Lapa.

A juventude carismática foi representada por 18 integrantes de todas as Regiões Episcopais, dentre eles o Padre Paulo Eduardo, atual Assessor Eclesiástico MJ e a Hélida, atual coordenadora, que estiveram em unidade com o Bispo auxiliar e referencial para o Setor Juventude de nossa Arquidiocese, Dom Tarcísio Scaramussa, além de jovens representantes dos demais movimentos, pastorais, comunidades e congregações religiosas que trabalham com a evangelização da dos jovens.


 

O encontro iniciou com a acolhida dos jovens da Arquidiocese e com o café da manhã, seguido pela oração matutina. Na sequencia Dom Tarcísio Scaramussa conduziu uma formação sobre o “Dia mundial da Juventude” no Domingo de Ramos, cujo Tema é: “Alegrai-vos no Senhor” (Filipenses, 4,4), motivando toda Juventude a se preparar para a Pré-Jornada e para Jornada Mundial da Juventude em 2013 no Rio de Janeiro.

Dom Scaramussa fez um estudo da carta aos Filipenses, onde Paulo exortava a todos, que não desanimassem em meio às dificuldades, problemas e perseguições, mas que se alegrassem no Senhor.

 

O prelado nos recordou que a alegria que Paulo cita na carta aos Filipenses não é motivo de sucesso, saúde, nem abundância de bens materiais ou falta de preocupações, mas a certeza de que o Senhor está próximo. Nos informou ainda que este ano, o Papa Bento XVI proclamou o ano da Fé, e nos lembrou que a Fé comunica a certeza de que tudo o que acontece está nos planos de Deus, e que a vida de cada homem terá um final feliz. Enfatizou também que o Cristão não se desespera em meio as dificuldades, não se perturba pela ansiedade e pela angústia, mas apresenta ao Senhor suas necessidades na oração, que as alegrias verdadeiras e duradouras amadurecem sempre com o sacrifício, intensa luta e entrega.

Dom Tarcísio exortou às lideranças juvenis a em primeiro lugar levar as pessoas a viverem um encontro pessoal com Jesus Cristo, para depois falar de doutrina e moral. No período da tarde, a juventude foi convidada a um momento de intimidade com a Palavra de Deus por meio da Lectio Divina (leitura orante). Após o almoço os participantes se encontraram com o mestre, na Adoração Eucarística e na Santa Missa.

Por Wescley Tamiarana
Fotos: SEJUSP