Dia Mundial da Juventude na Arquidiocese de São Paulo

31/03/2012 01:05

 

Salve Salve galera!
Neste Domingo, 1 de Abril, celebramos o Domingo de Ramos, primeiro dia da Semana Santa, a Semana Maior de nossa religião e também o Dia Mundial da Juventude.

Em nossa arquidiocese, as regiões episcopais ficaram responsáveis por essa celebração.

Veja o testemunho de Célio Alves, Coordenador do MJ Ipiranga, sobre o "Dia Regional da Juventude", de sua região. O texto foi adaptado por Diego Monteiro:

Que bom estarmos juntos, assim diz a música, cantada em diversos retiros e rincões por onde eu passei, evangelizando e pregando o amor de Deus. E realmente foi o sentimento de alegria que tomou meu coração quando cheguei à cúria Regional Ipiranga, após um caloroso acolhimento com um abraço e um grande aperto de mão do Pe. Everton (Responsável pelo Setor Juventude na Região Ipiranga).

Quando entrei me deparei com uma sala cheia de jovens, mais ou menos, por volta de 140 jovens. Louvando, cantando a Deus. Que momento mágico. A Igreja reunida em peso. Movimentos, novas comunidades e Pastorais, trazendo sua juventude para um tempo novo! Um novo levantar de voo. Com a certeza de protagonizar uma nova história para Igreja Católica.

Após uma pequena dinâmica do Pe. Pedro seguiu-se o cronograma do dia, com uma pregação, para NOSSA ALEGRIA (risos), foi algo maravilhosamente ungido. Após a pregação, nos trouxe a motivação que somente na alegria, que o apostolo Paulo, anunciava para as comunidades. Filipo, diz que para nossa Juventude onde há alegria, existe uma identidade que possamos acolher a JMJ com muita alegria no coração.

Após uns 20 min de partilha em grupos de 7 a 10 pessoas, podemos ouvir o que os jovens estavam pensando sobre o que pregado e sobre a jornada. Muitos ansiosos, de com a noticia de que iremos acolher, mais 300 jovens de outras nações. Pois não é só acolher, e sim, se enraizar na cultura estrangeira e viver da diversidade.

Ao termino da partilha, tivemos um lanche, que se diga de passagem, algo delicioso. Eu que o diga, comi uns 3 hot Dogs.

Quando me pego observando o ambiente, vejo no meio da fila, Dom Tomé cumprimentando todos com um grande sorriso estampado no rosto e sua frase tarimbada, “Sempre Jovem”.

Que belíssima tarde, tenho que agradecer a Deus, por esse novo tempo. Um tempo do protagonismo da juventude. Obrigado Beato João Paulo II, pela confiança depositada em nós!

E que a frase de Dom Tomé ressoe em nossos corações: Sempre Jovem!

Célio Alves
Coordenador Regional do Ipiranga

Já a Região Brasilândia, celebrará neste domingo, com Caminhada, Reflexão e Missa, o dia Mundial da Juventude. Veja:

 

No próximo domingo, a Igreja celebra o 27º Dia Mundial da Juventude e consequentemente o DJD - Jornada Diocesana da Juventude.
 
Em nosso caso, a jornada seria arquidiocesana... mas.. também não será!
Para dar mais ênfase aos trabalhos juvenis nas regiões episcopais, cada uma das 6 regiões de nossa arquidiocese preparam alguma atividade para os seus jovens.
 
Na Região Episcopal Brasilândia, fomos convocados por nosso bispo auxiliar, Dom Milton Kenan Júnior, para uma caminhada e missa da juventude. A caminha acontecerá a partir das 10h00 e tem como ponto de partida, o Mercadão Municipal de Pirituba, tendo como rumo a Paróquia São Luis Gonzaga, onde o prelado celebrará a Santa Missa de Ramos, primeiro dia da Semana Santa.
 
Vamos todos "uniformizados", com camisas de nossos grupos de oração, do Ministério Jovem, da RCC, para mostrarmos a nossa identidade, assim como nos foi pedido pela coordenação do evento.
Vamos juntos?
 
Robson Landim
MJ Brasilândia
 
E Vc, como celebrará?
Paz e Bençãos!