CONHECENDO A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

27/04/2010 14:42

     Renovação Carismática Católica - RCC 

  • O que é a RCC?

A Renovação Carismática Católica (RCC) é um Movimento eclesial mundial da Igreja Católica Apostólica Romana, que busca uma crescente consciência a respeito da presença e ação do ESPÍRITO SANTO na vida dos fiéis, propiciando a seus membros uma constante e significativa renovação espiritual.

  • Qual seu objetivo?

  • Promover uma conversão pessoal madura e contínua a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador;
  • Propiciar uma abertura decisiva à pessoa do Espírito Santo, Sua presença e Seu poder.

Com freqüência, essas duas graças espirituais se experimentam, ao mesmo tempo, no que se chama, em diferentes partes do mundo: "Batismo no Espírito Santo", ou "Efusão do Espírito Santo", ou "um deixar atuar livremente o Espírito", ou, ainda, "uma renovação no Espírito Santo".

Fomentar a recepção e o uso dos dons espirituais (carismas), não somente na RCC, mas também em toda a Igreja, uma vez que esses dons, ordinários e extraordinários, encontram-se abundantemente nos leigos, religiosos e clérigos,e sua justa compreensão e uso corretos, em harmonia com outros elementos da vida da Igreja, são uma fonte de força para os cristãos em seu caminho até a santidade e no cumprimento da sua missão.

Trabalhar, fundamentados na Sagrada Escritura, na Tradição e no Magistério da Igreja, no culto essencial e intenso à Santíssima Trindade - um só Deus em três Pessoas distintas, mas iguais - , no culto e na devoção a Maria, Santíssima Mãe de Deus e da Igreja, pela formação de Comunidades de Renovação que compreendam: Grupos de Oração,Grupos de Perseverança e Núcleos de Serviço, com os serviços e a espiritualidade que lhe são próprios.

  • O Grupo de Oração RCC

O Grupo de Oração RCC é o principal serviço de expressão da RCC. É a reunião dos cristãos que têm por objetivo louvar e bendizer a Deus. É no Grupo de Oração que o povo se encontra com Deus. É anunciando a eles o Querigma, isto é, o primeiro anúncio da Boa Nova, não se perdendo de vista o Batismo no Espírito Santo e a formação.

Todos no grupo precisam experimentar o amor de Deus, precisam experimentar Pentecostes; a partir dessa experiência, as pessoas sentem desejo de viver a santidade, buscam conhecer a Palavra de Deus, a doutrina católica, e sentem um grande amor à Eucaristia.

As atividades dentro do Grupo de Oração são: Oração de louvor, oração de graças, orações contemplativas, orações em línguas, petições de graças e de cura. Os cânticos são em forma de oração. O silêncio é a forma de conversar intimamente com Deus e escutar o que Ele tem a dizer. É feita a leitura da Bíblia e a instrução de ensino.

É no Grupo de Oração que se exercitam os dons carismáticos e escutam-se os testemunhos ou partilhas, para que todos sejam por eles edificados.