Como ser um “jovem sarado” na quaresma? Por Padre Lucas

22/02/2012 00:21

 

Louvado Seja Deus!  Louvado seja o Filho de Deus que assumiu sua condição humana para nos dar a esperança da Ressurreição. Iniciamos na quarta-feira de Cinzas o tempo Sagrado da Quaresma. A Bíblia usa com freqüência o período de 40 dias (ou 40 anos) para indicar períodos especiais, que criam um clima adequado para algo que vai acontecer.
Povo caminha 40 anos no deserto, antes de entrar na Terra Prometida.  Foi uma experiência de Purificação dos falsos deuses, de Adesão aos mandamentos (Aliança) e de solidariedade no deserto; Elias caminha 40 dias e 40 noites até o Monte sagrado de Horeb; O Dilúvio: 40 dias para purificar a humanidade corrompida; Moisés: 40 dias no Sinai antes de receber a Lei; Jesus40 dias no deserto antes de iniciar a vida pública.
Portanto a quaresma para nós é um tempo forte de conversão e renovação em preparação para a Páscoa: passagem da morte para a vida.
Diante destas informações, todos nós somos chamados a viver, neste tempo quaresmal, três vias: Oração, Jejum e Esmola.
  • Oração nos leva a uma EXPERIÊNCIA pessoal com Deus..
  • Jejum nos leva a um gesto concreto de conversão: privar-se de algo para uma liberdade interior maior.
  • Esmola nos leva a nos doar aos irmãos, no serviço fraterno,  em gesto de solidariedade e de partilha.
Falando especificamente aos jovens, proponho estas vias a vocês. Ser um jovem sarado é viver o Jejum para se converter. Não uma conversão qualquer, mas uma conversão que faça acontecer à plenitude de Cristo. Uma conversão sem deixar de ser quem você é em casa, no trabalho, na faculdade, no dia-a-dia, no lazer… aonde for. Rasgue o coração e não as vestes. Rasgue o coração e seja sincero para Deus. Mostre a Ele quem é você, o que você deseja,o que você sente, o que você pensa, o que você tanto anseia nesta quaresma.
Ser um jovem sarado é fazer a experiência pessoal com Deus na Oração. A oração deve ser realizada a partir da nossa realidade. Rezar com a vida, com os problemas, com as dificuldades, com os medos, com alegria e com tristeza. Ser um jovem sarado e ser diferente dentre tantos jovens que não tem esta experiência. Rezar significa: aproximar-se de um Deus que nos ama e nos faz dele. Rezar para que a vida seja mais aproveitada, vivenciada, dinamizada.
Ser um jovem sarado é se doar aos irmãos a partir da esmola. Ser solidário, generoso, dar o que experimentamos. É fazer com que o próximo seja feliz e tenha a esperança de um dia melhor a partir da nossa doação.
Portanto, viver o tempo quaresmal é se colocar a caminho da Ressurreição. É necessário a cada dia morrer para este mundo, para os objetos, para a folia, para a vida fácil, para o pecado, para a escuridão, para a murmuração, para uma vida exterior, para uma vida cheia de aparências a fim de se colocar no caminho da cruz que nos levará a vida nova.
Queremos ressurreição? Morramos para este mundo e para as suas seduções. Jovem, este mundo está cheio de modelos. Modelos que não devemos seguir. Vamos seguir o modelo da cruz do Senhor, o modelo de um Cristo despojado, amoroso e do povo; vamos seguir os passos de Maria que soube viver no silêncio a vontade de Deus.
Que este tempo nos faça fortes e esperançosos para uma vida transformada em Cristo. Deus abençoe a todos e faço votos de uma quaresma diferente das outras já vividas. Uma quaresma de alma, coração e corpo. Uma quaresma que nos leve a liberdade de escolha: Cristo e sua luz. Luz da ressurreição e da vida nova.
Pe. Lucas Alves da Silva (Diocese de Santos – SP)
e-mail para contato: padrelucas@igrejasion.com