Arquidiocese de São Paulo celebra Dia Nacional da Juventude e pede paz para a Cidade
Neste domingo, 11 de Novembro, jovens das seis regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo celebraram o Dia Nacional da Juventude na Praça da Sé, Marco Zero da cidade.
Este que foi um ato preparatório da juventude paulista para a Jornada Mundial da Juventude reuniu, sem preconceito, mas com respeito, as diversas realidades juvenis da Arquidiocese. “Ver a juventude reunida no marco zero da cidade de São Paulo significa que não deve haver barreiras para que a Palavra de Deus seja anunciada, assim já nos preparando para a JMJ de 2013”, comentou a jovem estudante Jacqueline Oliveira.
"Chega de violência e extermínio de jovens" foi o grito dos mais de 2000 presentes no evento que clamavam por paz e soluções para a violência que tem assolado a cidade nos últimos dias.
O DNJ contou com apresentações da banda de pagode Levada do Alto, Banda da Pastoral da Juventude, Banda Dom e Missionário Shalom que animaram os jovens, levando-os a rezar, cantar e dançar, sem medo de expressar a fé.
Quando perguntado sobre o que mais o marcou no evento, o jovem Danillo Machado do Ministério Jovem da RCC falou sobre o show do Missionário Shalom, que aconteceu durante a forte chuva que caiu na tarde deste domingo. “No meio da chuva quando começamos a fazer as orações, os moradores de rua, mesmo que não estivessem em sã consciência, ainda sim se abraçaram e rezaram junto conosco”, completou.
O ponto alto do Dia Nacional da Juventude foi a Santa Missa presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer que durante toda a celebração convidou os presentes a pedirem pela paz e a serem presença de Deus em nossa cidade. "Para nós cristãos o ódio não é aceitável. Devemos condenar isso abertamente e nunca nos conformar com a violência", ressaltou o Cardeal que convocou os católicos a rezarem como São Francisco, pedindo “Senhor, fazei-nos instrumentos de Vossa paz.”
Concelebrou a Santa Missa, o Padre Omar, reitor do Santuário do Cristo Redentor (RJ), que trouxe para a cidade a réplica do monumento que é símbolo e convite para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
A maioria dos membros do Ministério Jovem estavam no Congresso Estadual do Ministério Jovem em Hortolândia, Arquidiocese de Campinas e chegaram para o Dia Nacional da Juventude ainda na apresentação da Banda Dom.