Arquidiocese de São Paulo e a Pré Jornada

14/03/2012 12:33

 

O Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (SEJUSP) se reuniu no último sábado, 3, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), com as equipes criadas nas regiões episcopais para articulação da Pré-Jornada em 2013 (evento que vai ser realizado alguns dias antes da 28ª Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro).
 
O arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, abriu a reunião destacando a importância do evento para a evangelização e mobilização da juventude. Fazendo reflexão sobre a leitura proposta para a oração inicial da reunião, da qual foi extraído o lema da JMJ-Rio 2013 (“Ide e fazei discípulos entre todas as nações”), o cardeal pediu para que os trabalhos levem sempre em conta esse mandato missionário.
 
O bispo referencial do SEJUSP, dom Tarcísio Scaramussa, também deu destaque ao aspecto missionário da JMJ-2013 e pediu empenho para que a organização da pré-Jornada em São Paulo seja realizada de maneira a envolver todos os âmbitos e estruturas da Igreja e da cidade.
 
As pré-Jornadas irão acontecer em todas as dioceses do Brasil num período que deve ser definido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre os dias 14 e 21 de julho de 2013. Como a JMJ acontece de 23 a 28 de julho do mesmo ano, a ideia é fazer com que o transporte dos peregrinos para o Rio de Janeiro comece a ser feito já a partir do dia 21, para que essa locomoção seja diluída e não cause problemas nos transportes tanto aéreo como terrestre.
 
A maior preocupação das equipes que estão organizando a pré-Jornada em São Paulo refere-se à questão da acomodação dos peregrinos na cidade. O Governo Federal já disse, informalmente, ao Comitê Organizador Local (COL) – responsável pela JMJ no Rio de Janeiro – que São Paulo deve ser a cidade que mais vai receber estrangeiros, em função da estrutura de aeroportos. São esperados até 100 mil jovens para os eventos em São Paulo.
 
As equipes formadas nas regiões episcopais deverão mapear residências que podem acolher peregrinos. Esse número será repassado, oportunamente, ao COL no Rio de Janeiro, pois as inscrições para a Pré-Jornada serão realizadas, provavelmente a partir de julho deste ano, em conjunto com a inscrição para a própria JMJ, no portal www.rio2013.com.
 
Além disso, a Arquidiocese de São Paulo deverá lançar, nas próximas semanas, uma campanha de voluntariado. Há possibilidade de que os jovens de São Paulo que já se inscreveram como voluntários no site da JMJ no Rio sejam consultados para trabalhar na Pré-Jornada daqui. 
 
Com programação ainda a ser definida, a Pré-Jornada de São Paulo deverá contar com pelo menos uma grande concentração (provavelmente a missa de encerramento e envio dos peregrinos para o Rio de Janeiro), além de oferecer diversificados programas que possibilitem momentos de oração, de cultura e de lazer.
 
Fotos: Luciney Martins
Texto: Rafael Alberto