#ERJSudeste - Sentinelas da Manhã: um projeto de vida!

13/11/2011 22:18

 

Pregando sobre o tema "Sentinelas da Manhã: um projeto de vida" o coordenador do MJ do estado de Minas Gerais, William de Paula, disse que o Encontro Regional dos Jovens 2011 pode ser resumido como um mover de Deus para nos tirar da superfície e nos levar para águas mais profundas.

"Quem aqui tem um sonho na sua vida? Seus sonhos estão na dimensão dos sonhos ou  na dimensão dos desejos? Sonhos são aqueles projetos em que damos passos concretos para realizar" - disse ele.

A juventude Sentinela da Manhã é aquela que acolhe o projeto de Deus na sua vida e esse projeto é dividido em quatro aspectos: amor, sentido, missão e vida.

"Você foi preparado por Deus para viver um grande projeto de vida. E Jesus deve ser o centro,o referencial do nosso projeto de vida" - exortou ele.

Citando a passagem de Lc 4, 18-19 onde o Evangelista mencionou o profeta Isaias : "O Espírito do Senhor Javé esta sobre mim porque Javé me ungiu. Ele me enviou para dar a boa noticia aos pobres, para curar os  corações feridos..." William nos relembrou a grandeza do projeto de Deus para as nossas vidas!

Jesus tinha um projeto muito bem definido pelo Pai e Ele começou a convidar pessoas para caminhar na missão com Ele. Citando a passagem do jovem rico, questionou aos jovens: quantas vezes recusamos o chamado de Deus?

Quando Jesus diz "'Vem e Segue-me" isso significa dizer que Ele está nos chamando a viver a plenitude do ministério Dele. E para viveremos nessa plenitude, precisamos conhecer a Deus, a Jesus e a nós mesmos.

"A missão é uma conseqüência de um projeto pessoal de vida bem organizado" - disse ele.

Os grandes realizadores da história tinham um paixão, compromisso, coragem e perseverança até atingirem os seus objetivos.

Citando a passagem de Jer 29 , o pregador afirmou que Deus tem um projeto de fé para a nossa vida, respeitando a nossa liberdade. Deus não interfere na sua vida, e sim, Ele se revela aos poucos  intervindo em nossas vidas.

"Fé  é dar substancia para a vida!"

Fundamental termos um relacionamento com Deus para alimentarmos a nossa fé e entrarmos ainda mais no ministério Dele.

A dimensão espiritual e essencial em nossas vidas, mas isso não pode excluir a dimensão humana na vida do jovem.

Para transformarmos o mundo, precisamos do auto - conhecimento, conhecer a nossa vida de uma maneira integral, e sabermos aonde queremos chegar.

A juventude está disposta ao novo, a arriscar e essa fase e fundamental para construirmos projetos de vida sólidos.

A resposta ao chamado de Deus está esta na prática. A juventude Sentinela da Manhã é protagonista e instrumento de Deus.

"Não se contente com qualquer proposta de vida! Você e estratégia de Deus para esse mundo!' - exortou ele.

 O projeto pessoal de vida tem duas dimensões: afetiva - precisamos amar o que estamos fazendo  e efetivo - como trabalhamos para colocar o que acreditamos em prática.

Para construir um projeto de vida, o jovem precisa se questionar:

 - Qual o meu ideal, aonde quero chegar?

 - Aonde me encontro? Estou perto do seu sonho?

Durante a pregação, subiu ao palco o bispo diocesano  de Osasco, Ercilio Turco, e nos disse: "Somos o corpo do Senhor que fala para a sociedade de hoje. A nossa raiz  e Jesus Cristo e precisamos dar frutos para Ele, chamando outros jovens a viverem a realidade crista".

No final da pregação William convidou aos jovens presentes a se lançarem ao novo que Deus tem para a vida de cada um de maneira particular fechando o encontro antes da Santa Missa com um momento profético onde Deus restaurou os sonhos da juventude aqui presente!

Por Rafaela Macaciel
Equipe de Comunicação do ERJ 2011