Vou viajar. E agora? Planejar e pesquisar são necessários

05/04/2012 16:20

 

A juventude do mundo inteiro estará reunida nos dias 10 á 15 de Julho, em Foz do Iguaçu, para o Encontro Mundial da Juventude Carismática Católica.
 
O evento vai reunir cerca de 5 mil jovens e contará com a participação de aproximadamente 120 países.
 
Como todo jovem carismático e católico que somos, devemos nos organizar e ter atenção em todos os detalhes da viagem. Você ainda não se organizou? Ou nem comprou as passagens? Não sabe se organizar? Calma, te ajudaremos a fazer uma viagem tranqüila.
 
Entendendo essa necessidade, de aprofundar e ajudar os jovens antes, durante e depois da viagem, que consultamos o profissional de viagens,
Amadeu Castro, editor chefe da Revista eletrônica Viagens da Fé, que nós explicará cada passo e pequenos detalhes de um bom planejamento e pequenos pontos a serem lembrados antes de viajar.
 
O conceito de planejamento é uma possibilidade em perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Motivando o racional da ação.
 
O especialista, Amadeu, alerta da necessidade de antes de tudo, conferir todos os documentos pessoais para uma viagem segura. Jovens tem mania de jogar tudo em uma pasta, com adesivo escrito “DOCUMENTOS”. Portanto, vá até esta pasta empoeirada e certifique-se se estão todos lá. Faça uma Xerox de tudo e leve, poderá ser de grande necessidade em emergência. A viagem será dentro do território brasileiro, não existe a necessidade de ir à receita federal tirar passaporte.
Ele mostra a importância da pesquisa do destino da viagem, como chegar, alternativas de locomoção até o destino do evento, sempre visando àquilo que melhor cabe no seu orçamento, com segurança e seriedade entre as companhias áreas, é de extrema importância, até mesmo por se tratar de um lugar desconhecido. Leve no bolso mapas de sinalização do local de evento. Separar uma grana extra para eventual emergência.
 
Muitos jovens não têm uma estabilidade financeira boa para bancar altos resortes e pousadas caras para sua estádia durante o evento. Existem albergues bons e baratos perto do local. Na maioria dos pacotes de viagens, os locais são inclusos. Combine com um amigo e rachem as despesas das estádias. É uma economia inteligente que ajuda na contensão de gastos.
 
Sempre e em qualquer viagem realizada tanto dentro do país como para o exterior, deve-se um dia antes da viagem, ligar para agência de viagem ou fornecedora das passagens para confirmação e receber as ultimas instruções de embarque.
 
No dia da viagem em si, atenção deve ser redobrada nos avisos feitos por auto-falante, chamando para embarque e também nos painéis de informações que mostram os horários de embarque de cada vôo, quanto a falta e a situação (atraso, embarcando, etc.).
 
É sempre bom se dirigir à sala de embarque pelo menos uma hora antes do horário marcado para o voo, pois a fila para revista de passageiros (por raio X) e bagagem de mão, costuma ser longa.
 
Agora é fazer uma boa consulta nas agencias de viagens, buscar os melhores preços e esperar a tão sonhada viagem, rumo ao encontro mundial. Paz e fogo!
 
Diego Monteiro
Comunicação - MJ RCCSAMPA