Participe da Semana Missionária (Pré-JMJ)

30/10/2012 00:21

Semana Missionária

 

Conhecido como Pré –Jornada, o programa “Dias nas Dioceses”(DND) acontece nos dias anteriores à Jornada Mundial da Juventude. Na JMJ de Madri, cerca de 300 mil jovens de mais de 135 países participaram desta preparação, acolhidos em 63 dioceses. As atividades para esses dias que antecedem a JMJ são programadas pelas próprias dioceses e integram atividades culturais, visitas históricas e momentos de festa, além é claro, de tempos de oração e celebração nos santuários e lugares de peregrinação, que formam parte da identidade religiosa local. (Fonte: site oficial da JMJ RIO 2013, rio2013.com.br)

Aqui no Brasil, esse programa irá acontecer em forma de “SEMANA MISSIONÁRIA”, na mesma configuração como já acontecia nas edições anteriores da JMJ, porém com um enfoque missionário mais latente. Todos nós, membros de movimentos, pastorais, comunidades novas e congregações, estaremos envolvidos em nossas realidades e ali somando forças para a realização dessa atividade. Não se fará qualquer atividade paralela a isto, estaremos atuando de acordo com as orientações gerais do Setor Juventude de nossa diocese. Essa programação acontecerá entre os dias 15 a 20 de Julho 2013, em todas as dioceses do Brasil.

Quer saber mais sobre o que é a Semana Missionária, Pré Jornada e Dia nas Dioceses?!

Acesse o link https://www.rio2013.com/pt/semana-missionaria

E se você também tiver alguma dúvida, escreva para: semanamissionaria@cnbb.org.br

Como participar?

SEMANA MISSIONÁRIA está sob a responsabilidade da CNBB, como também a peregrinação dos símbolos da JMJ (Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora). Ela favorece tudo aquilo que já era proposto pelos Dias nas Dioceses, porém é enriquecida com o viés da Missão. O jovem estrangeiro não vem só para participar, mas para contribuir no processo evangelizador da juventude. Jovens evangelizando e sendo evangelizados por jovens.

A data para a Semana Missionária para os jovens estrangeiros acontecerá de 15 a 20 de julho de 2013. Após esta data, os estrangeiros e todos os brasileiros, se deslocarão para a cidade do Rio de Janeiro. - Mas antes mesmo de chegar no Rio de Janeiro, a nossa caravana da RCC, passará pela cidade de Canas - SP em nossa Sede Nacional para o Festival Carismático, como já informado neste espaço.

A proposta na Semana Missionária para os jovens peregrinos estrangeiros é que, chegando ao Brasil, vivam intensamente a realidade local, em união com toda a Igreja do Brasil. Durante este tempo, todas as dioceses seguirão uma programação comum sobre três pilares: espiritualidade, solidariedade missionária e cultura. Isto vale também para as dioceses que não terão a presença de jovens estrangeiros.

Há todo um esforço para preparar a Semana Missionária com os próprios fiéis da diocese: com o envolvimento na formação de grupos de voluntários, acolhida dos peregrinos, entre outros aspectos que são demandados para a infraestrutura.

Unamo-nos em nossas orações para que todo o Brasil experimente com a Semana Missionária um novo tempo no qual o jovem se lança na aventura de ser discípulo-missionário de Jesus.

A RCC e a SEMANA MISSIONÁRIA nas dioceses.

Enquanto movimento eclesiastico inserido em nossas igrejas locais (dioceses), estaremos envolvidos efetivamente na realização da ‘Semana Missionária’, proposto pela Igreja do Brasil.

O Setor Juventude em nossas (arqui)dioceses tem organizado e a preparado para esse formidável momento.E nós, jovens carismáticos, na realidade das nossas dioceses estaremos cumprindo nossa tarefa com todas as demais expressões juvenis que compõem o setor juventude.

É imprescindível a nossa participação, de acordo com as orientações e estruturas locais, sendo extremamente proibida a realização de qualquer atividade do movimento paralela à Semana Missionária. Portanto, nos preparemos como Igreja jovem que somos para este acontecimento.

Uma orientação: A data da Semana Missionária compreende os dias 15 à 20 de Julho, dias em que nossas dioceses estarão acolhendo os jovens peregrinos do mundo inteiro. A chegada dos missionários do ‘Jesus no Litoral’ da JMJ RIO 2013 em Canas – SP, na Sede Nacional da RCC do Brasil para o Festival da Juventude Carismática será a partir do dia 20 de Julho.

Sugerimos que, por meio de um acordo e diálogo com a (arqui)diocese, com o (arce)bispo ou coordenação pastoral diocesana, seja esclarecida a saída no dia 20 de julho, o que fará com que o jovem possivelmente perca o encerramento da Semana Missionária.

Fonte: MJ Nacional