Muita missão e oração marcaram a quarta edição do "Católicos em Missão"

28/06/2012 15:21

 

Com o tema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (MT 28,19), o Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Paulo, no dia 16 de junho, realizou um dia de Oração, Formação e Missão de evangelização na Praça da Sé.

Jovens das seis regiões episcopais da arquidiocese de São Paulo estiveram na Igreja São Gonçalo, Região Sé, na parte da manhã buscando formação e preparando os corações para um marco histórico no MJ da Arquidiocese de São Paulo, uma das maiores ações de evangelização com apoio do Setor Juventude Arquidiocesano.

O evento contou com o apoio da Renovação Carismática Católica e do Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, do Pároco da Igreja São Gonçalo e do Padre Paulo Eduardo, nosso assessor espiritual.

 

Também estiveram presentes o Bispo da Região Episcopal Sé e referencial do Setor Juventude Arquidiocesano, Dom Tarcísio Scaramussa e o Padre Renato, responsável pelo Setor Juventude da Região Sé, os Coordenadores Regionais da RCC Maria Helena (Região Sé) e Marcos Albino (Região Belém), e servos de outros ministérios, ajudando a interceder e organizar o evento para juventude ali presente, além de receber jovens de diferentes pastorais e movimentos, como os da Cristodance e da Comunidade Canto de Maria.

Foram mais de 120 jovens trabalhando e se doando pela missão. Jovens com sede de anunciar Jesus Cristo, com o amor pela Igreja Católica Apostólica Romana, estampado no rosto e o desejo de estar em "Estado permanente de Missão", vivendo o ardor missionário.

O dia teve início com a reza do Santo Terço na Igreja São Gonçalo, seguido de café da manhã. No retorno tivemos formação e orientações com o Padre Renato em preparação para Jornada Mundial da Juventude em 2013 no Rio de Janeiro, seguido de momento de animação e oração, encerrando a manhã com a Santa Missa que foi celebrada pelo Padre Paulo Eduardo.

Após a Santa Missa, tivemos o almoço e logo em seguida, um momento de animação e oração com formação conduzida por Célio (Coordenador do Ministério Jovem da Região Ipiranga), de como evangelizar, seguido de uma pregação feita pelo Wescley (articulador das missões do MJ da Arquidiocese) e de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento conduzido pelo Padre Paulo Eduardo.

Dom Tarcísio Scaramussa falou sobre toda a preparação para a Jornada mundial da Juventude em 2013 no Rio de Janeiro e sobre a preparação das Semanas Missionárias onde vamos acolher jovens do mundo inteiro uma semana antes da Jornada, a princípio espera-se 30 mil jovens que virão de diferentes partes do mundo.

Com a benção de envio do bispo, foram passadas orientações para as equipes de animação e evangelização e após o lanche da tarde, os missionários saíram em procissão levando a Cruz e a imagem de Nossa Senhora pelas ruas e pela Praça da Sé, rezando um mistério do Santo Terço em diferentes pontos da Praça da Sé até completar o Terço, consagrando a Praça da Sé e a cidade de São Paulo a Nossa Senhora.

Seguido de missão pelas ruas, casas, Praça da Sé e comércios, levando o amor de Deus através do anúncio do querigma, canções, plaquinhas com frases como “Jesus te ama”, entregando panfletos com horários de missas, catequese, confissão e grupo de Oração da paróquia, além de muita acolhida em cada conversa e aperto de mão. Ao abordar as pessoas, os jovens despertavam em sua vida a permanência em carisma jovem no ato de evangelizar e propagar o amor de Deus.

O dia foi encerrado com um Grupo de oração em praça pública, com muita música, dança, animação, momento de oração e pregação enquanto as pessoas eram evangelizadas, encerrando com a benção final na Praça da Sé dada pelo Padre Paulo Eduardo e entrega de quase 300 marmitex e doces para os moradores de rua.

O “Católicos em Missão” é parte integrante do projeto de missões juvenis do Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo em preparação à Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no mês de Julho de 2013 , no Rio de Janeiro.