ERJ 2011: Um tempo novo para juventude carismática da região Sudeste

17/11/2011 17:13

 

Por Diego Monteiro
Comunicação MJ Arquidiocese SP

Todas as expectativas estavam voltadas para este encontro, ERJ 2011, realizado na cidade de Barueri que pertence a Diocese de Osasco, com mais de três mil jovens presentes da região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais. Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A juventude esteve em festa com a presença dos estaduais do Ministério Jovem: Fernando Gomes (São Paulo), Wiliam de Paula(Minas Gerais), Mariana Ferreira (Rio de Janeiro), Carlos Maximiliano (Espírito Santo) e Odilon Nunes, Articulador do Ministério Jovem na região Sudeste, e que, como verdadeiros Sentinelas da Manhã, pregaram com toda monção que existia nos seus corações.

O encontro teve a presença também do coordenador nacional do Ministério Jovem, Márcio Zolin, além do Padre Alex Cordeiro - Assessor Espiritual Nacional do MJ – PR, Simone Lopes - Assessora Nacional Aqui tem Jovem do MJ – ES, Dom Ercílio Turco - Bispo da Diocese de Osasco – SP, Rogério Soares - Presidente do Conselho estadual de SP, Bispos, padres, seminaristas, Conselheiros da Renovação Carismática Católica e membros da equipe nacional do Ministério Jovem Brasil.

Para Odilon, a maior motivação do evento é de “a liderança da juventude unir as realidades dentro de um único encontro, com as mesmas expectativas e os mesmos objetivos”.

Ele ressaltou também que sendo o Encontro Nacional de Jovens realizado a cada dois anos, mais lideranças podem se reunir encontros regionais. “A proximidade dos estados faz com que num Encontro Regional as lideranças sejam mais representadas do que em um Encontro Nacional”, enfatizou Odilon.

Para os jovens presentes, viver toda essa estrutura proporcionada a essa juventude; que saem de suas casas e compactuam com clima de santidade vivido nestes três dias, uma forma de dar um basta em todo o pecado que vem assolando a juventude atual. Em umas das pregações, Fernando Gomes enfatiza a batalha por ser jovem e a busca pela coragem no dia a dia. Reação contra o pecado é sinal de vitória. Exortação a santa cruz todos os dias modifica todo o nosso olhar a humanidade de Cristo e nos faz santo a cada manhã.

No início da pregação do Coordenador Estadual do MJ em São Paulo, a juventude foi surpreendida com a entronização de uma relíquia daquele que deu todo o apoio a juventude e nos deu o nome de Sentinelas da Manhã, o Bem Aventurado Papa João Paulo II.

Todo evento foi animado pela Banda Arkanjos da própria diocese de Osasco e responsável por um dos maiores hits da galera do MJ, a Música "Sentinela da Manhã" que agitou por diversas vezes a juventude, durante os 3 dias de evento.